11 de Abril de 2026
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
ASAE apreende 1.750 litros de “Mequila”, a versão portuguesa da Tequila
2019-02-05
Qualfood

Em nome da defesa do consumidor e também dos direitos de propriedade das marcas, a ASAE apreendeu 1,750 litros de bebida espirituosa por uso abusivo da menção "Tequila".

A denúncia efetuada pelo Conselho Regulador da Tequila (TRC) surgiu na sequência de informações falsas no rótulo de uma bebida espirituosa, onde é evocada semelhança com a bebida original, sem qualquer tipo de autorização.

A comercialização ocorria em Portugal e como resultado da ação de fiscalização foram apreendidos 1,750 litros de bebida e 28,750 rótulos de garrafas, sendo que o valor total da apreensão ascende os 12,500€.

"(...) uma bebida espirituosa que claramente faz uma evocação da Appellation of Origin Tequila (AOT) através do uso da palavra “mequila” e das imagens presentes no respetivo rótulo”, explica a ASAE.

Ações irão continuar a ser desenvolvidas no sentido de retirar todo o produto colocado no mercado, em defesa do consumidor.

Fonte: Semanário

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2026 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt