17 de Abril de 2026
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Produção de carne com origem em CO2
2019-11-19
Qualfood

Produtos substitutos da carne normalmente têm por base proteína derivada de soja.

Uma startup introduz agora uma nova alternativa: carne "feita de ar".

A empresa, utiliza uma técnica, descoberta pela NASA nos anos 60, para converter dióxido de carbono em proteínas, da mesma forma utilizada pelas plantas.

A CEO, Lisa Dyson, é da opinião que este processo será menos prejudicial para os recursos naturais do que outros substitutos à base de plantas. Esta prática, requer 1000 vezes menos terra e água do que a produção de soja.

Os investigadores, utilizam microorganismos hidrogenotróficos que convertem CO2 em proteína numa forma de pó sensabor. A substância pode ser utilizada para todos os tipos de comidas, como massas e batidos.

Por enquanto, a startup está focada no uso desse pó para desenvolver uma alternativa à carne. A empresa espera anunciar um produto aos seus consumidores no próximo ano.

Para já, existe alguma competição. Uma empresa finlandesa, está a investigar algo similar onde microrganismos processam hidrogénio e CO2 e produzem uma mistura de proteína, hidratos de carbono e gordura.

De qualquer das formas o maior desafio ainda está por chegar e centra-se na aprovação do sabor pelo consumidor final.

Fonte: Business Insider

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2026 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt