25 de Novembro de 2024
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Polymeer vai transformar resíduos das cervejeiras em bioplásticos
2024-10-10

O objetivo do projeto Polymeer é estabelecer uma cadeia de valor sustentável de base biológica para produtos bioplásticos. Através da conversão eficiente de grãos usados de cerveja (BSG, na sigla em inglês) húmida em materiais de elevado valor acrescentado, o projeto diversificará a gama de soluções inovadoras de materiais capazes de substituir os plásticos tradicionais.

O BSG tem potencial como matéria-prima para bioplásticos. No entanto, as aplicações atuais são limitadas pelas fracas propriedades mecânicas e pela falta de escalabilidade.

Hoje, os bioplásticos representam apenas 1,5% da produção mundial de plásticos e o crescimento previsto é insuficiente para satisfazer as necessidades do mercado. Por seu lado, o BSG é rico em fibras e proteínas e é maioritariamente utilizado como alimento animal de baixo valor ou descartado em aterros, contribuindo para problemas ambientais, explica a empresa em comunicado.

O Centro de Tecnologia de Plásticos (AIMPLAS) participa neste projeto que procura abordar estes desafios através do desenvolvimento de utilizações de elevado valor para o BSG em bioplásticos para substituir as matérias-primas de origem fóssil. Integra este projeto a fabricante de tecidos portuguesa Borgstena.

A Polymeer desenvolverá novos polímeros, copolímeros e misturas de polímeros de base biológica com base em BSG, explorando processos ecológicos e de minimização de resíduos, expandindo, assim, alternativas inovadoras aos plásticos tradicionais. O projeto recebeu um financiamento de 4,9 milhões de euros e envolve 14 parceiros, coordenados pela Università degli Studi di Perugia (UNIPG).

Os materiais serão submetidos a uma conceção química precisa para satisfazer um conjunto de propriedades para três aplicações específicas: películas de cobertura vegetal adequadas para utilização agrícola, têxteis para a indústria automóvel e películas de embalagens terciárias para fins industriais. Todos os produtos serão concebidos para serem reciclados e/ou biodegradados em ambientes específicos.

Ao longo dos seus 48 meses, desde 1 de setembro, o projeto centrar-se-á na otimização da conversão do BSG em blocos de construção de base biológica, criando bioplásticos de elevado desempenho que podem competir com os materiais convencionais. Irá também avaliar a sustentabilidade do ciclo de vida, a relação custo-eficácia e a escalabilidade destas soluções, ao mesmo tempo que envolve as principais partes interessadas para garantir a prontidão do mercado e a conformidade regulamentar.

Para atingir os ambiciosos objetivos do Polymeer nos próximos quatro anos, foi criado um consórcio internacional que inclui instituições académicas, centros de investigação e empresas de oito países: Itália (Università degli Studi di Perugia, Università degli Studi di Roma La Sapienza, Next Technology Tecnotessile -NTT, Birra Peroni), Bélgica (Bio-Base Europe Pilot Plant, Zabala Brussels, Normec OWS), Espanha (Lomartov, AIMPLAS), Croácia (Bio-mi), Países Baixos (Universiteit Twente), Portugal (Borgstena) e Dinamarca (Gate2Growth).

Fonte: iALIMENTAR

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2024 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt