24 de Novembro de 2024
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Proteção dos polinizadores: um novo sistema de monitorização da UE para salvaguardar os ecossistemas
2024-11-08

As abelhas selvagens e outras espécies polinizadoras são essenciais para a preservação da biodiversidade, dos ecossistemas naturais e de muitas indústrias, incluindo a agricultura, os têxteis (por exemplo, algodão e linho) e os produtos farmacêuticos (por exemplo, medicamentos à base de plantas). Ao melhorar a monitorização destas espécies, o JRC (Joint Research Centre) pretende ajudar a inverter o declínio dos polinizadores até 2030.

O impacto da perda de polinizadores

O relatório de avaliação sobre biodiversidade e serviços ecossistémicos do IPBES (Plataforma Intergovernamental de Política Científica sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistémicos) alertou sobre a perda dramática de polinizadores selvagens em todo o mundo. O relatório mostrou que, num cenário de perda total de polinizadores, entre 5–8% da produção agrícola global atual em volume seria perdida, e o funcionamento contínuo dos ecossistemas naturais estaria em risco.

De acordo com o mesmo relatório, os polinizadores contribuem para a polinização de cerca de 78% das plantas selvagens floridas, garantindo o funcionamento saudável do ecossistema e a manutenção de uma biodiversidade mais ampla. Além disso, de acordo com uma análise do impacto dos polinizadores na agricultura mundial , os polinizadores fornecem uma ampla gama de benefícios à sociedade, incluindo uma contribuição de 15 mil milhões de euros por ano para o valor de mercado das culturas europeias.

O que pode ser feito? Um Esquema Europeu de Monitorização de Polinizadores

Diante de um declínio global de polinizadores, o JRC desenvolveu uma metodologia para ajudar os Estados-Membros da UE a monitorizar os polinizadores de forma padronizada, robusta e reprodutível. Atualmente, não existem estudos abrangentes sobre o declínio de polinizadores na Europa e há grandes lacunas de conhecimento sobre a distribuição de polinizadores e a sua variação ao longo do tempo.

Ter um sistema de monitorização robusto e harmonizado é o primeiro passo para avaliar a situação – e tomar medidas para reverter a tendência negativa, como o Regulamento de Restauração da Natureza recentemente aprovado se propõe a fazer.

Através do projeto STING ( Ciência e Tecnologia para Insetos Polinizadores ), o JRC mobilizou um grupo de quase 30 especialistas em polinizadores para desenvolver a metodologia, apresentada na Proposta Refinada para um esquema de monitorização de polinizadores da UE de outubro de 2024. Os especialistas de toda a Europa são líderes reconhecidos, não apenas em ecologia de polinização, mas também em questões agroambientais, economia ecológica, iniciativas de ciência cidadã e tecnologias emergentes, como reconhecimento visual e inteligência artificial aplicada à entomologia.

Esta metodologia estabelecerá as bases para o "Esquema de Monitorização de Polinizadores da UE" (EU PoMS), em consonância com a Iniciativa de Polinizadores da UE revista que, visa melhorar o conhecimento no declínio dos polinizadores.

Como funciona o regime de monitorização da UE

O EU PoMS será o primeiro esquema deste âmbito e escala a ajudar a lidar com o declínio dos polinizadores. Este, consiste em duas componentes principais: um esquema central e módulos complementares.

O esquema principal analisará espécies que são essenciais para monitorização (ou seja, abelhas selvagens, borboletas, moscas-das-flores, mariposas, bem como espécies raras e ameaçadas de polinizadores) e, através de diferentes métodos e registos, medirá sua abundância, diversidade e ocupação.

Os módulos complementares concentrar-se-ão em métodos que precisam de avaliação mais aprofundada, mas que podem fornecer medidas importantes sobre outros aspetos, como maior diversidade de insetos voadores.

Caminho a seguir

Nos próximos dois anos, o JRC continuará a aprimorar a metodologia e a expandir o âmbito do esquema na próxima fase do projeto, STING+. O projeto fornecerá orientação técnica e científica para a Comissão e as autoridades dos Estados-Membros prepararem e implementarem esquemas nacionais de monitorização de polinizadores.

Fonte: Comissão Europeia

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2024 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt