19 de Maio de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Surtos de peste suína africana estão a diminuir na União Europeia
2025-05-19

Os surtos de peste suína africana (PSA) em suínos domésticos diminuíram 83% em comparação com 2023 (de 1.929 para 333), de acordo com o último relatório epidemiológico anual da EFSA. A queda deveu-se principalmente à redução de surtos na Romênia e na Croácia, e marca o menor número total anual de surtos na UE desde 2017. 

Em termos mais amplos, a maioria dos Estados-Membros foi afetada por surtos esporádicos de PSA, enquanto a Roménia foi responsável por 66% do número total de surtos na UE. A maioria dos surtos (78%) ocorreu em estabelecimentos com menos de 100 suínos.

Em 2024, os Estados-Membros afectados analisaram um número crescente de amostras de suínos domésticos provenientes de atividades de vigilância passiva. Este tipo de vigilância consiste na investigação de casos suspeitos da doença, resultando na deteção de cerca de 80% dos surtos de PSA em suínos domésticos e de 70% dos surtos em javalis na UE.

Os cientistas da EFSA recomendam que os Estados-Membros afetados continuem a concentrar os seus esforços de monitorização na vigilância passiva. Recomendam também que, em áreas e períodos considerados de risco, a amostragem sistemática de suínos mortos (vigilância passiva reforçada) continue a garantir a deteção precoce da doença.

Tenha acesso ao relatório epidemiológico aqui.

Fonte: EFSA

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt