A carne é um alimento básico da humanidade desde que ela existe. No entanto, devido às suas ligações com as mudanças climáticas e as preocupações com o bem-estar animal, muitos veem o seu consumo como algo que deveria ser eliminado gradualmente. A ascensão do mercado de carne de origem vegetal fez com que muitos recorressem a substitutos e alternativas, reduzindo o consumo da carne original.
Mas, com a carne de origem vegetal passando por dificuldades nos últimos anos, o consumo de carne realmente ainda está em declínio?
De acordo com dados da Nielsen IQ (NIQ), a parcela de consumidores que substituem carne por opções sem carne pelo menos uma vez por semana tem crescido de forma constante nos últimos anos, passando de 27% em 2020 para 39% em 2023. No entanto, esse número caiu 1% em 2024, voltando para 38%.
O consumo pode estar a diminuir em alguns mercados, mas os alimentos de origem animal estão a retornar em novas formas. Por exemplo, o mercado de carne híbrida (carne combinada com substitutos de carne, em um produto híbrido) está a surgir, com grandes produtores de carne de origem vegetal, cogitando a possibilidade de lançar seus próprios produtos híbridos.
Saiba mais aqui.
Fonte: FoodNavigator Europe