08 de Setembro de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Vírus da Língua Azul aproxima-se “rapidamente” de Portugal
2025-08-08

O Hospital Veterinário Muralha de Évora lançou um alerta sanitário na sequência da confirmação de novos focos do serotipo 8 do vírus da Língua Azul em várias províncias espanholas, de acordo com dados recentes do Ministério da Agricultura de Espanha (MAPA, sigla original).

A instituição veterinária avança que a doença está a aproximar-se “rapidamente” da fronteira com Portugal, elevando a preocupação quanto à sua eventual entrada em território nacional.

O Hospital Veterinário Muralha de Évora salienta que a situação é “particularmente preocupante”, uma vez que atualmente não existe um programa oficial de erradicação da Língua Azul na Península Ibérica — com exceção das Ilhas Baleares e Canárias — e não estão em vigor restrições à movimentação de animais.

A este cenário junta-se a previsão de aumento da atividade do vetor transmissor, os mosquitos, nos próximos meses, o que agrava significativamente o risco de infeção, sobretudo em rebanhos de ovinos, a espécie mais vulnerável à forma clínica da doença.

A instituição enfatiza que a vacinação continua a ser a “melhor ferramenta” de prevenção contra a morbilidade e mortalidade associadas à Língua Azul, contribuindo para mitigar o impacto sanitário e económico em caso de surto e facilitando, simultaneamente, a circulação dos animais.

Neste sentido, o Hospital Veterinário Muralha de Évora recomenda “vivamente” a vacinação dos efetivos ovinos contra o serotipo 8 do vírus da Língua Azul.

Fonte: Vida Rural

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt