26 de Outubro de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Salmonella presente em tomates continua a adoecer pessoas nos EUA e na Europa
2025-10-24

Um surto de Salmonella que durou vários anos deixou mais de 400 pessoas doentes em 17 países.

O Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC) afirma que houve 437 infecções confirmadas por Salmonella Strathcona entre janeiro de 2023 e setembro de 2025.

Mais de 100 pessoas adoeceram em Itália e na Alemanha, enquanto a Áustria registrou 76 casos, o Reino Unido, 73, e a França, 43. Dez casos foram relatados no Canadá e 24 nos Estados Unidos. Para os pacientes americanos, informações de viagem estavam disponíveis para seis deles em 2024. Cinco visitaram Itália e um foi para a Polónia antes do início da doença. Sete dos casos canadenses estiveram na Europa antes de adoecer.

Um estudo recente da Eurosurveillance estimou o número de pessoas doentes, entre 2011 e 2024, em 643.

Suspeita em tomates

Em 2025, 14 países tiveram 93 casos confirmados em idades entre menos de 1 e 99 anos. Embora tenham sido relatados ao longo do ano, a maioria ocorreu entre junho e setembro.

Em setembro de 2025, a Comissão Europeia solicitou ao ECDC e à Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) que atualizassem a avaliação rápida do surto publicada em 2024, a fim de desencadear novas investigações de saúde pública e segurança alimentar. De janeiro de 2023 a 2024, foram notificados 232 casos confirmados.

Investigações têm consistentemente apontado os tomates como a provável fonte. Um trabalho recente na Áustria identificou pequenos tomates da Sicília, Itália, como a fonte da infeção, o que é consistente com os dados de surtos na Itália em 2024 e na Áustria em 2023. Esta cepa de Salmonella Strathcona é detectada na Europa há mais de uma década, com o primeiro surto na Dinamarca em 2011, também associado a tomates da Sicília.

Esforços italianos

Salmonella Strathcona foi detectada numa amostra de água de irrigação coletada num produtor de tomate na Sicília, confirmando o papel do meio ambiente na contaminação do tomate.

De setembro a dezembro de 2024, 122 amostras foram recolhidas do mercado italiano. Uma amostra de tomates-cereja, originários da Sicília, apresentou resultado positivo para Salmonella Infantis. Isso conduziu a novas investigações e a análise de rastreabilidade identificou um produtor italiano, que foi inspecionado. Amostragens oficiais realizadas neste produtor primário em novembro de 2024 levaram à deteção, em janeiro de 2025, de Salmonella Strathcona numa amostra de água de irrigação coletada de um poço.

As autoridades nacionais realizaram uma auditoria na Sicília em novembro de 2024 para avaliar a eficácia dos controlos oficiais regionais e locais na produção e venda de alimentos de origem não animal, especialmente tomates-cereja.

Os principais problemas encontrados foram escassez de pessoal, falta de inspeções sistemáticas e planos de gestão para água de irrigação e inconsistências na documentação e procedimentos de controlo, comprometendo a eficácia dos controlos oficiais e a conformidade com a regulamentação da UE.

A agência local de alimentos na Sicília realizou controlos oficiais nas instalações dos produtores de tomate ligados ao surto na Toscana e na Úmbria, mas os testes não revelaram Salmonella.

Outros tipos de Salmonella foram detectados em amostras de água e numa amostra de substrato usada para cultivo de tomate em diferentes produtores durante verificações em novembro de 2024.

Fonte: Food Safety News

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt