24 de Janeiro de 2026
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Estudo identifica tendências de resistência a múltiplos medicamentos em patógenios transmitidos por alimentos
2026-01-23
Qualfood

Uma análise de uma década de dados de vigilância da resistência antimicrobiana (RAM) em patógenios transmitidos por alimentos identificou padrões que moldam a multirresistência (MDR) em sistemas de produção animal. O estudo foi publicado na revista MDPI  e conduzido por investigadores da Universidade Villanova.

Os investigadores examinaram 9.393 isolados de Salmonella entericaCampylobacter jejuni e Escherichia coli recolhidos de aves, bovinos e suínos entre 2015 e 2025, utilizando dados do Navegador de Isolados de Patógenios do Centro Nacional de Informações sobre Biotecnologia (NCBI) dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH) dos EUA.

O conjunto de dados foi analisado para caracterizar os padrões de resistência antimicrobiana (RAM) em isolados que apresentavam resistência entre um a seis antimicrobianos, constatando-se que tetraciclina, estreptomicina, sulfisoxazol, ampicilina, ácido nalidíxico e ciprofloxacina formaram consistentemente os eixos dominantes de co-resistência entre os patógenios. Isso reflete as pressões seletivas de longa data nos sistemas de produção animal para consumo humano.

A tetraciclina surgiu como o fator mais influente, aparecendo em quase todos os isolados MDR.

C. jejuni apresentou, em grande parte, resistência a um único fármaco. S. enterica foi responsável por quase todos os casos de resistência complexa a múltiplos fármacos, especialmente em isolados resistentes entre cinco a seis antimicrobianos, devido à acumulação de diversos determinantes de resistência.

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2026 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt