30 de Abril de 2024
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Criação de um Laboratório de bromatologia
2004-09-24

O Ministério da Defesa anunciou hoje a criação em Portugal de um laboratório de bromatologia (análise de alimentos) e outro de bioterrorismo, que deverão estar prontos a funcionar no final do primeiro trimestre de 2005.

O laboratório de bromatologia visa despistar a contaminação de alimentos com agentes biológicos.

Por seu lado, o laboratório de bioterrorismo terá como funções estudar, identificar e neutralizar bactérias, estirpes modificadas e microrganismos, bem como outros agentes patogénicos que possam ter sido utilizados em ataques biológicos.

De acordo com Ministério da Defesa, os laboratórios serão dotados de equipamentos de elevado padrão tecnológico e equipados com um sofisticado sistema de filtração de ar, que evita qualquer contaminação acidental.

Os dois laboratórios estarão ligados em rede a outros centros e organismos congéneres de países da NATO.

Em comunicado, o Ministério da Defesa explica que a decisão do Governo se baseia no "novo ambiente estratégico caracterizado por uma situação de riscos e ameaças difusas de grande imprevisibilidade".

A criação destes laboratórios, num investimento que rondará os 496.000 euros, enquadra-se no esforço de criação e manutenção de capacidades que permitam dar resposta ao fenómeno do terrorismo nas suas vertentes biológicas.

Na perspectiva de "um melhor aproveitamento de meios materiais e humanos", acrescenta o Ministério da Defesa, os laboratórios vão funcionar de forma contígua, sendo ambos instalados no edifício principal do actual Laboratório Militar de produtos Químicos e Farmacêuticos, em Lisboa.



Fonte: SIC Notícias

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2024 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt